segunda-feira, 25 de março de 2013

Vírus

   Os vírus não possuem organização celular e só conseguem se reproduzir no interior de célular vivas, causando doenças no ser humano e em outros seres vivos. Eles são parasitas intracelulares obrigatorios.
   Os vírus não pertencem a nenhum dos 5 reinos ou dos 3 dominios e não possuem metabolismo próprio. Eles possuem um sistema de classificação próprio, baseado nas semelhanças entre seus acidos nucleares (DNA ou RNA). As espécies podem ser indicados por iniciais dos nomes (HIV, pro exemplo)

* Estrutura e reprodução
  Os vírus são formados por uma cápsula de proteina, o capsideo, com várias subunidades, os capsômeros em alguns vírus, o capsideo é coberto por uma membrada lipídica, constituida pela membrana plasmática da célula envolvida são os chamados vírus envelopados. Proteínas virais podem estar mergulhadas nesta membrana. como não possuem todos os seus acidos nucleicos, precisam usar os de uma celula para se multiplicas. Portanto, eles são parasitas intracelulares obrigatórios.

    Parasitas -> porque retiram substâncias da célula, causando prejuizos.
    Intracelulares -> porque se reproduzem dentro da célula.
    Obrigatórios -> porque são incapazes de se reproduzir fora dela

-> Reprodução do vírus bacteriófago:

 
 Vários bacteriófagos se acoplam a bactéria, dissolvem sua cápsula e depositam seu material genético, que se desenvolve dentro da bactéria. Então eles rompem a bactéria e continuam seu ciclo 




-> Reprodução de um vírus de RNA:
Em alguns tipos de vírus de RNA esse ácido nucleico orienta a reprodução de uma molécula de RNA, que comanda a síntese de proteinas da cápsula e de novas moléculas de RNA. Esse ácido sintetiza uma molécula de DNA, que poderá orientar a produção de novas moléculas de RNA virais e das proteinas da cápsula





Um comentário: