domingo, 24 de março de 2013

Reino Fungi

Reino Fungi:
Esse é o reino dos fungos. São organismos eucariontes, aclorofilados (não realizam fotossíntese) e, portanto não produzem o seu próprio alimento. Devido a esse fato, são denominados heterótrofos (hetero = diferente; trofos = nutrição).
Os fungos obtêm alimento de dois modos diferentes: a partir de organismos vivos (parasitas) ou a partir de organismos mortos (decompositores).
Os fungos podem ser uni ou pluricelulares. Os pluricelulares são filamentosos. Os filamentos, denominados hifas, podem formar um entrelaçado tão compacto, que resulta numa massa denominada micélio, que é o próprio corpo do fungo.
A maioria dos fungos vive em ambientes terrestres úmidos; há poucas espécies aquáticas.
      Os fungos influenciaram a vida humana sob vários aspectos, positivos e negativos. Em primeiro lugar, vamos destacar a utilidade dos fungos para o homem:

* Na alimentação. O cogumelo comestível comum, Agaricus campestris, é cultivado comercialmente a partir do solo, esterco e folhas em decomposição que contêm o micélio do fungo. Além desse, há outros tipos de cogumelos comestíveis.


* Na produção de diversos tipos de alimento. Por exemplo, na manufatura dos queijos Cambert e Roquefort (Penicillium camemberti e Penicillium roquefortii), Na fermentação da cerveja utiliza-se o fungo Saccharomyces cerevisae. N fabricação do pão, para o crescimento da massa, utiliza-se o popular fermento, que nada mais é do que um fungo. São utilizadas várias espécies do gênero Saccharomyces. Esses são apenas alguns exemplos da utilização dos fungos na indústria de alimentos.





*Na decomposição da matéria orgânica. Os fungos, assim como muitas bactérias, são decompositores na natureza. Decompõem a matéria orgânica, facilitando a ciclagem de nutrientes. Entre outras coisas.
Os fungos são classificados em:

*Ficomicetos (Zigomiceto)
O Zigomiceto se desenvolve a partir de esporos (produzidos nos esporângios), principal forma de reprodução desses fungos. A reprodução sexuada é menos freqüente.
No ciclo da reprodução assexuada os esporângios liberam esporos que sofrem mitose e no final do ciclo formam as hifas, e assim o ciclo se repete.


* Basidiomicetos
Embora esses fungos, mais conhecidos como cogumelos e orelhas-de-pau, possam se reproduzir assexuadamente (pela formação de conídios), a reprodução sexuada é mais freqüente e ocorre pela fusão de hifas, que crescem e dão origem ao basidiocarpo, corpo frutífero que, em algumas espécies, tem a forma de chapéu (cogumelo). No basidiocarpo, por meiose, são produzidos esporos (basidiósporos), que, liberados, espalham-se no ambiente. Encontrando o substrato adequado, os esporos germinam; e o ciclo reinicia.

* Ascomicetos
A maioria desses fungos é caracterizado pela presença do  asco (saco), estrutura produtora dos esporos. O principal modo de reprodução deles é o assexuado, que também serve para a dispersão dos fungos. Nas formas unicelulares a reprodução assexuada ocorre por brotamento e, nas pluricelulares, por esporos. A reprodução sexuada ocorre pela fusão de hifas (ou células), originando células que produzem esporos, os ascósporos. Estes se espalham e, em substrato adequado, germinam e formas um novo micélio.

* Quitridiomicetos
Entre Quitridiomicetos, algumas espécies são unicelulares, mas a maioria é pluricelular. Esses fungos formam esporos com flagelos, denominados zoósporos, que facilitam a dispersão em ambiente aquático, hábitat da maioria dos representantes do grupo. As estruturas reprodutivas podem ser formadas a partir de todo o corpo do fungo (holocárpicos) ou apenas de parte do corpo (eucárpicos).





Liquens:



Liquens são organismos resultantes de uma associação denominada mutualismo entre algas
(azuis ou verdes) e fungos. O mutualismo é uma associação ecológica entre duas espécies que resulta em benefício mútuo e exige interdependência.
Os liquens podem aparecer incrustados em rochas e troncos de árvores. Geralmente se desenvolvem onde não seria possível a existência em separado de seus componentes.
A associação é feita do seguinte modo: as células das algas são envolvias pelas hifas dos fungos. As hifas fornecem água e sais minerais para as algas. Essas utilizam água e sais para a fotossíntese. Produzem matéria orgânica e mantêm os fungos vivos, beneficiando-se mutuamente. Os liquens são organismos ecologicamente importantes, pois são indicadores de poluição, principalmente poluição do ar. 





Características Gerais dos Fungos.
*Células -> Células especais chamadas Hifas. O conjunto de Hifas forma um pseudotecido chamado micélio (citado nos ascomicetos). 
Tipos de Hifas:
- Cenocíticas: neste caso ocorre divisão do núcleo, enquanto a Hifa somente aumenta de tamanho.
- Septadas: forma uma massa com vários núcleos.
Tipos de colônias:
- Leveduriformes
- Filamentosas

Nenhum comentário:

Postar um comentário